fbpx

AEC – Atestado de estudos colegiais (Attestation d’études collégiales)

Seria uma espécie de curso de extensão no Brasil. É um programa de estudos colegiais de curta duração, que tem como alvo o público adulto que procura colocação no mercado de trabalho. Não é elegível para o pedido do CSQ através do PEQ Estudo, somente através do PEQ Trabalho, pois dependendo do curso, habilita o estudante a pedir uma permissão de trabalho após o término do curso. O AEC é um diploma onde se aprende apenas sobre a área que o aluno escolheu, e não se estuda as matérias generalistas. Razão pela qual o diploma AEC é mais curto que o diploma DEC.

ASP – atestado de especialização profissionalizante (attestation de spécialisation professionnelle)

Seria uma espécie de especialização no Brasil. O ASP é uma especialização de DEP; é necessário ter concluído um DEP para poder entrar num curso ASP.

(Se o seu objetivo ao final do curso for a solicitação do CSQ através do PEQ Estudo, você provavelmente precisará cursar algum diploma ASP para depois aplicar para o PEQ Estudo, como por exemplo cursos como o de cuisine e de esthetique que na maioria das vezes não tem a carga horária mínima necessária para aplicar de forma direta ao PEQ Estudo e ao final é necessário realizar algum curso de diploma ASP).

CAD – Dólar Canadense.

CAQ – Certificado de aceitação do Québec (Certificat d’Acceptation du Québec)

Este documento é necessário para processar a permissão de estudos dos programas a serem concluídos na província de Québec e cuja duração seja superior a 6 meses.

CEGEP – Colégio de Ensino Geral e Profissional (Collège d’Enseignement Général et Professionnel)

São instituições de educação pós secundária em Québec em que é possível obter um diploma nível técnico ou tecnólogo (AEC, ASP, DEC, DEP).

CIC – Cidadania e Imigração do Canadá (Citizenship and Immigration Canada / Citoyenneté et Immigration Canada)

É a organização responsável pelo processamento de vistos e autorizações de nível federal.

 

CRCIC – Conseil de réglementation des consultants en immigration du Canada.

CSQ – Certificado de seleção do Québec (Certificat de Sélection du Québec).

Trata-se do certificado de seleção do Québec. É o documento emitido pela província de Québec para todas as pessoas que concluíram com êxito o Programa Regular de Trabalhadores Qualificados (trabalhadores permanentes) ou o Programa de Experiência Quebequense através do estudo ou do trabalho. De posse do CSQ, o candidato pode solicitar ao Governo Federal o visto de residente permanente (RP).

DEC Técnico – diploma de estudo colegial (le diplôme d’études collégiales)

O DEC technique é um curso onde se aprende sobre uma área profissional específica e também onde se aprendem as matérias gerais (como matemática, literatura, francês, filosofia, etc.). É um programa de estudos colegiais que oferece capacitação profissional como tecnólogo e permite aplicar para a imigração do Québec através do PEQ Estudo.

DEP – diploma de estudo profissionalizante (le diplôme d’études professionnelles)

É um programa de especialização em sua área de formação, com duração inferior a universidade. Esse curso permite ao aluno a obtenção de diploma reconhecido no Quebéc.

O DEP é um curso de nível secondaire que foca nas habilidades técnicas necessárias no mercado de trabalho e permite aplicar para a imigração do Québec através do PEQ Estudo. Para tanto, o diploma DEP deverá possuir pelo menos 1.800 horas de carga horária total ou ser seguido de um diploma ASP de mesma área de formação e ao total de ambos os diplomas (DEP + ASP) somar pelo menos 1.800 horas.

EE – (Entrée Express / Express Entry)

É o programa federal de imigração que permite obter residência permanente no Canadá. Este programa funciona por um sistema de pontos onde aqueles com a melhor pontuação são chamados a aplicar para a residência. *OBSERVÇÃO: NÃO SE APLICA AOS PROGRAMAS DO QUÉBEC!

eTA / AVE – Autorização eletrônica de viagem (Autorisation de voyage électronique (AVE) / Electronic Travel Authorization (eTA))

Este documento substitui o visto de turista para determinadas nacionalidades e determinadas situações. Você tem um visto americano válido ou já teve um visto canadense? Essa autorização pode ser para você.

ICCRC – Immigration Consultants of Canada Regulatory Council

LMIA – Estudo de impacto de trabalho no mercado (Labour Market Impact Assessment (LMIA) / Étude d’Impact sur le Marché du Travail (EIMT))

Este documento é geralmente necessário para as empresas que contratam pessoas que não estão no Canadá.

MIDI – Ministério da Imigração, Diversidade e Inclusão (Ministère de l’Immigration, Diversité et Inclusion du Québec)

MPQ – Mon Projet Québec

Era o nome do programa provincial para obter residência permanente na província de Québec. Este programa baseia-se em um sistema de pontos adaptado ao perfil de cada candidato. (Atualmente o programa se chama Arrima)

NAS – Número de Seguro Social (Numéro d’Assurance Sociale (NAS) / Social Insurance Number (SIN))

Trata-se do número de identificação fiscal único que identifica cada residente do Canadá. Este documento será solicitado quando você procurar emprego no Canadá e devem ser tratados com residência permanente, permissão de trabalho ou permissão de estudo. Equivalente ao nosso CPF.

NOC – Classificação Nacional Ocupacional (National Occupational Classification (NOC) / Classification nationale des professions (CNP))

É o número atribuído pelo governo federal para cada profissão e ocupação com a finalidade de classifica-los numericamente. Fazer uma análise no NOC de acordo com a sua profissão é necessária para saber a pontuação você ganhará se você decidir aplicar para um programa federal ou provincial baseado em pontos.

OWP – Visto de trabalho aberto (Open Work Permit (OWP) / Permis de Travail Ouvert (PTO))

PEQ – Programa de Experiência Quebequense (Programme de l’Expérience Québécoise)

Este plano te permite obter a residência permanente estudando ou trabalhando em Québec.

PGWP – Permissão de trabalho pós diploma (Post-Graduation Work Permit / Le permis de travail postdiplôme (PTPD))

É uma autorização de trabalho emitida para estudantes que completaram o seu programa de estudo. A duração do PGWP será determinada pela duração dos estudos.

PTQ – Programa de Trabalhadores Qualificados (Programme régulier des travailleurs qualifiés)

Programa regular de trabalhadores qualificados. Clássico programa de pontos

QSF – Québec Sem Fronteiras. Escola de francês preparatória para as pessoas que tem o interesse em viver na Província do Québec.

RP – Residente Permanente (Permanent Resident / Résident Permanent)

Residente permanente é toda a pessoa que tenha recebido o status de “Permanente” por imigrar ao Canadá, mas ainda não é considerado cidadão. Os residentes permanentes são cidadãos de outros países. Como residente permanente, você tem o direito de viver, trabalhar ou estudar em qualquer lugar no Canadá e após algum tempo e alguns requisitos, solicitar a cidadania canadense.

ST – Visto de Estudo (Study Permit (SP) / Permis d’Études (PE))