Québec, a província francesa do Canadá

De colonização francesa, Québec, é a maior província canadense. Descoberta pelo explorador francês Jacques Cartier e transformada em cidade em 1608 por Samuel Champlain, Québec se tornou o coração da França nas Américas.

Embora o Canadá admita como idioma oficial o inglês e o francês, na província do Québec se fala francês, com uma população de 7,7 milhões de pessoas, a província mantém viva sua herança cultural, sendo uma província francófona, onde, segundo dados de 2011 do órgão de estatística do Canadá, mais 65% da população tem no francês sua língua oficial.

Além do francês, 57% da população bilíngue do Canadá está no Québec, não é raro ver moradores misturarem inglês e francês em uma conversa. Uma grande síntese canadense, parte francesa, parte inglesa, tudo no mesmo lugar.

Através de toda a história de Quebec, a sobrevivência do “fator francês” na província tem sido o centro dos interesses dos quebequenses. É este aspecto que reflete o lugar distinto de Quebec na Confederação Canadense e dá ao Canadá o seu caráter bilíngue e a sua riqueza cultural.

A Província

A ‘Belle Province’ é uma terra de contraste. Os Quebequenses vivem ao ritmo das quatro estacoes bem diferentes. A província é marcada pelas variações extremos de temperatura ao longo do ano. O clima pode variar dependendo da localização das cidades (altitude, influencia marítima). No verão, as temperaturas mais altas podem chegar até 30 graus, e no inverno podem baixar até – 25 graus.

A província tem um papel importante para a Terra, tendo um recurso incrível de água, floresta e fauna.